Vulco Blog

Como aquecer o carro sem gastar muito?

É daqueles que poupam no aquecimento do carro porque pensa que consome muito combustível? A primeira coisa que deveria saber é que este hábito pode pôr em risco a sua segurança, já que conduzir com uma temperatura desagradável no interior do veículo pode ser motivo de distração.

Além disso, manter uma temperatura agradável com o aquecimento ligado não equivale ao consumo de combustível do ar condicionado. Estes dois sistemas não funcionam de forma igual. Na verdade, o aquecimento gasta pouca energia devido ao funcionamento do ventilador, que transmite o ar ao habitáculo do carro. Essa energia procede da bateria, que carrega graças ao alternador. Daí que o gasto de combustível seja baixo.

O truque para não gastar combustível e conseguir o máximo rendimento do aquecimento consiste em esperar uns minutos desde que arranca o motor até que liga o sistema. Isto acontece porque o ar que entra no habitáculo aquece à medida em que o próprio veículo aquece.

Além disso, pode melhorar a sensação de temperatura agradável se colocar o ar quente em direção aos pés ou ao para-brisas. Essa é a melhor forma de distribuir o aquecimento por todo o habitáculo.

Para manter o sistema de aquecimento do carro em plena forma, deve colocá-lo em funcionamento de maneira regular ao longo do ano, sendo que o mesmo é recomendável para o sistema de ar condicionado. Assim, poderá também evitar avarias pela falta de utilização.

Não se esqueça que na sua oficina de confiança podem fazer uma revisão do sistema de aquecimento do seu veículo para assegurar o seu funcionamento quando necessitar. Desta forma, vai melhorar a segurança do seu carro.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina mais próxima.

Fonte: Goodyear

Data