Vulco Blog

Como evitar um animal na estrada

 

Os acidentes que envolvem animais são mais habituais na primavera, verão e outono. Trata-se de percalços que podem ter sérias consequências para os ocupantes de um veículo, daí que seja importante que se vir sinais que alertem da possível presença de animais, deve extremar a precaução e reduzir a velocidade.

A partir de 100 km/h, a colusão contra um animal que esteja na estrada é inevitável, porque não dá tempo suficiente para travar. Por isso, dá alguns conselhos que pode utilizar se dispuser de um carro com ESP (sistema de controlo de estabilidade) e for ágil ao volante:

  • Utilize a embraiagem e o travão a fundo: deve reduzir a velocidade no menor tempo possível.
  • Não olhe para o animal e procure uma saída: deve encontrar um trajeto para a manobra de evasão o mais rapidamente possível. O ESP poderá ajuda-lo a corrigir uma possível perda de controlo.
  • Rode o volante suavemente: também deve estar atento a possíveis mudanças na trajetória do animal.
  • Se não dominar bem a condução, não tente a manobra: ao tentar esquivar o animal, o seu carro poderia dar voltar e chocar contra outro elemento mais perigoso. Por isso, é melhor que, se o choque for inevitável, segurar o volante com força, continuar em frete e travar.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina mais próxima.

Data