Vulco Blog

Conselhos para se sentar ao volante

De certeza que na Escola de Condução lhe mostraram a melhor forma de se sentar ao volante, mas é possível que já se tenha esquecido. Para além de ser uma questão de segurança, sentar-se corretamente também o ajudará a conduzir de forma mais tranquila. Para isso, siga estes passos:

 

- Distância: procure uma separação ótima em relação ao volante e aos pedais. Se pisar a embraiagem a fundo, a perna esquerda deve ficar ligeiramente flectida e não esticada.

 

- Altura: regule o assento até uma altura que lhe permita ter uma visibilidade frontal completa. Os seus olhos devem ficar a meio do para-brisas, de forma a que possa ver todo o capô do carro da frente.

 

- Inclinação: o encosto deve estar inclinado pouco mais de 90 graus, de forma a que possa tocar a parte superior do volante com os pulsos, enquanto mantém as suas costas apoiadas.

 

- Encosto de cabeça: o centro desta componente deve coincidir com a parte de trás da sua cabeça e ambos devem ficar alinhados na parte superior.

 

- Volante: se a altura e profundidade estiverem em posição adequada, poderá segurar no volante de forma confortável com os cotovelos flectidos, formando um ângulo de mais de 90º. Além disso, os seus joelhos não devem chegar a tocar no volante.

 

- Retrovisores: depois de ajustar o assento e o volante, pode fazer o mesmo com os espelhos. Devem oferecer-lhe uma visão correta da via sem que tenha que mexer a cabeça. O retrovisor interior deve estar centrado no vidro traseiro. Os laterais devem estar abertos para cobrir um ângulo maior.

 

- Mãos: imagine que o volante é a esfera de um relógio: deve coloca-lo na posição 10:10. Durante a condução, mantenha os braços ligeiramente flectidos, nunca tensos e evite cruzá-los quando rodar o volante.

 

- Calçado: deve utilizar calçado confortável para conduzir, que seja flexível e apoiar bem o pé, para poder pisar os pedais com força e precisão.

 

- Roupa: tenha atenção se utilizar peças de roupa avultadas porque não lhe vão permitir ajustar devidamente o cinto de segurança. Também lhe poderão retirar eficácia na sua condução.

 

- Cinto: assim que tiver todos os ajustes regulados à sua medida, aperte o cinto antes de começar o caminho e assegure-se de que os seus acompanhantes também o têm posto.

 

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina mais próxima.

Data