Vulco Blog

Dez conselhos úteis antes de viajar

Preparar bem uma viagem longa é um hábito que traz muitas vantagens. Por isso, este verão deverá ter em conta alguns conselhos que poderão ajudar a que as suas férias sejam uma experiência inesquecível. E pelas melhores razões.

- Prepare o carro antes de começar a viagem: deixe que a sua oficina de confiança reveja os principais elementos de segurança do seu veículo para se assegurar de que tudo funciona corretamente.

- Planifique o trajeto: consulte o estado do tempo, a situação do trânsito e as vias mais seguras para chegar ao seu destino.

- Descanse antes da viagem: deve dormir o suficiente. Além disso, deve realizar pequenos descansos durante o trajeto, pelo menos a cada duas horas ou sempre que precisar.

- Cuidado com os medicamentos: se estiver a tomar algo, deve certificar-se de que são compatíveis com a condução. O melhor será perguntar ao seu médico.

- Sentar-se da melhor forma: é importante que esteja sempre confortável durante o trajeto, por isso deve regular o assento e o encosto corretamente. Deve fazer o mesmo com o volante e o apoio para a cabeça.

- Cumpra as regras do trânsito: uma vez a caminho, não esqueça os limites de velocidade e outras normas. Calcula-se que, se todos viajassemos dentro dos limites de velocidade, se poderiam salvar cerca de 400 vidas por ano.

- Evite distrações: não pode usar o telemóvel ou utilizar o GPS enquanto conduz. Para o fazer, deve ter o veículo imobilizado na zona adequada.

- Nem uma gota de álccol: se conduzir, não beba. É claro que também não deve consumir qualquer tipo de droga. É a sua vida e a dos seus mais próximos que está em jogo.

- Segurança para os mais pequenos: se viajar com crianças, lembre-se de que devem utilizar sempre sistemas de retenção infantil adequados. Os adultos devem levar sempre o cinto de segurança apertado.

- Mantenha a distância de segurança: deve respeitar esta distância durante todo o trajeto. Pode deparar-se com engarrafamentos em plena auto-estrada ou algum imprevisto que obrigue os veículos a travar de forma brusca. Se mantiver a distância de segurança, poderá travar a tempo.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina mais próxima.

Fonte: Fundação Mapfre

Data