Vulco Blog

O fumo do escape do seu carro pode alertá-lo sobre avarias

  • March 21, 2017

O fumo do escape do seu carro pode ser um bom delator de avarias. Isto porque a que a sua cor varia em função de uma série de problemas que podem afetar o veículo.

Segundo explica a Goodyear, a forma como o fumo sai do escape pode ser um bom indicador de uma falha. Por exemplo, se o fumo do escape é branco, mas mais espesso do que habitual, isto pode apontar que o veículo está a queimar líquido refrigerante devido a uma fenda no motor ou outro problema semelhante. Se isto acontecer, deve acorrer imediatamente à sua oficina de confiança para evitar danos graves no motor.

Se o fumo branco e espesso só sai com o motor frio, mas se dispersa à medida em que o propulsor aquece, a causa pode ser que o sistema de injeção não está a funcionar devidamente. Caso seja branco e se emita em pequenas quantidades, formando fios finos, não há motivo para se preocupar, uma vez que se trata apenas da condensação.

O que acontece se o fumo de escape for azul? O mais provável é que a avaria esteja relacionada com um excesso de combustão de óleo. Isto pode dever-se ao desgaste dos anéis do pistão ou das válvulas, o que provoca ligeiras perdas de lubrificante em direção à câmara de combustão. Convém levar o seu carro à oficina para substituir as peças danificadas e comprovar o nível de óleo.

O fumo preto, especialmente em motores a gasóleo, indica uma má mistura de combustão. Isto pode estar relacionado com a falta de oxigénio ou o excesso de combustível na mesma. Geralmente relaciona-se com uma avaria da válvula EGR, com filtros demasiado sujos ou uma falha no sistema de injeção.

Caso o fumo seja cinzento, os problemas podem ser vários, como por exemplo que se está a queimar óleo, como no caso do fumo azul. Também nos pode avisar de que o turbo-compressor tem problemas ou que o sistema de ventilação funciona mal, pelo que o melhor será fazer uma visita à oficina.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina mais próxima.

Data