Vulco Blog

Quatro consequências de conduzir com o travão de mão acionado

O que é que acontece se se esquecer de retirar o travão de mão e começar a conduzir? Sabe que isto não é bom para o seu veículo, mas talvez não saiba exatamente o que é que acontece quando circular com o travão de mão ativado.

Conheça as quatro consequências de esquecer o travão de mão acionado:

- Desgaste dos travões: a missão do travão de mão é colocar em contacto as pastilhas de travagem com os discos ou tambores. Se se esquecer de o desativar e começar a conduzir, vai gerar-se uma fricção contínua durante o movimento que vai provocar um excesso de calor e, com ele, um desgaste prematuro destas componentes: terá que mudá-los mais cedo do que pensa.

- Travões que sobreaquecem: esse atrito gerado pelas pastilhas vai aquecer tanto os travões que podem sofrer o efeito fading, ou seja, uma perda de potência e eficiência.

- Segurança em risco: se os travões sobreaquecerem e perderem eficácia, o carro não vai parar como deveria, mas vai percorrer mais metro antes de o fazer. Com o consequente perigo para a sua integridade.

- Consumo: o veículo estará continuamente travado, daí que o motor terá que fazer um maior esforço para o mover e, para o conseguir, vai consumir mais combustível.

Data