Vulco Blog

Sabe quando deve mudar o óleo do carro?

Como sabe, é sempre recomendável ir à sua oficina de confiança fazer uma revisão do carro. Talvez a operação que mais se repete nas sessões de manutenção do seu veículo recomendada pelos fabricantes seja a mudança do óleo. Mas sabe quando deve mudar o óleo ao seu carro?

Na verdade, os períodos de mudança de óleo variam em  função de muitas variáveis. Mas lembre-se de que deve realizar esta operação no seu momento, caso contrário arrisca-se a graves avarias no motor.

Deve saber que o óleo evita o desgaste das peças por fricção e também ajuda a arrastar a sujidade que possa haver no circuito, entre outras funções. Assim que, se este líquido não estiver na sua plena forma, poderá deparar-se com avarias frequentes por desgaste.

Voltando aos períodos de mudança do óleo, o mais recomendável é seguir as instruções do fabricante do veículo. Em geral, não se deve circular mais de 30.000 km com o mesmo lubrificante.

No entanto, lembre-se de que há uma série de parâmetros que podem contribuir para encurtar estas recomendações gerais e que se relacionam diretamente com os seus hábitos de condução. O seu carro desgasta-se mais se realizar deslocações curtas frequentes do que se utilizar o veículo sobretudo para fazer viagens longas.

E não pense que o óleo se mantém em perfeitas condições porque utiliza pouco o carro: o lubrificante também se deteriora quando o automóvel está parado.

Ainda assim, o mais provável é que o seu estilo de condução seja o fator que mais afeta o lubrificante e é por isso é aconselhável encurtar o período de substituição. Também é muito importante verificar regularmente a quantidade de óleo no motor e substituí-lo na sua oficina de confiança sempre que for necessário.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina mais próxima.

Data