Vulco Blog

Conselhos para circular com segurança num túnel

Os túneis são partes da estrada nos quais o risco de acidentes é menor do que em estrada aberta. Isto porque o interior dos túneis não se vê afetado pelas condições atmosféricas em geral. Além disso, nesses locais a iluminação é constante e há menos intersecções do que em zonas convencionais.

 

No entanto, é necessário ter em conta que as consequências de um acidente num túnel podem ser mais graves do que numa zona de estrada aberta. Isto porque os serviços de emergência têm mais dificuldade em aceder ao local e, se se produzir um incêndio, o risco de haver vítimas é muito maior. Por isso, convém estar a par de algumas indicações que o ajudarão a melhorar a sua segurança.

 

Nestes casos é muito importante acender as luzes do veículo antes de entrar no túnel, respeitar a sinalização e os limites de velocidade, além de manter uma distância de segurança de pelo menos 100 metros em relação ao veículo da frente. Não pense em fazer ultrapassagens se o túnel tiver apenas uma faixa para cada sentido, bem como realizar inversões de marcha ou fazer marcha atrás. Também não pode imobilizar o veículo, salvo em caso de emergência ou avaria.

 

E se houver um engarrafamento? Nestes casos, é recomendável ativar os quatro piscas, manter a distância de segurança e desligar o motor se a circulação estiver completamente parada.

 

Também existem no interior dos túneis elementos que permitam aumentar a segurança dos condutores, tais como zonas de estacionamento em caso de avaria, saídas de emergência, extintores ou telefones de socorro.

 

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina mais próxima.

Fonte: RACC

Data