Vulco Blog

Conselhos para que a auto-estrada não o domine (1)

Ao conduzir por estradas largas, muitos condutores sofrem o que se conhece por hipnose da autoestrada, especialmente quando percorrem uma grande quantidade de quilómetros com a estrada sempre igual. Há uma série de conselhos que podes seguir para evitar essa sensação de aborrecimento que ajudam a manter a concentração:

- Respeite a distância de segurança. Se não deixar espaço adequado ao automóvel que o precede, não tem tempo para reduzir a velocidade e evitar um choque.

- Assinale convenientemente as mudanças de vias com os piscas, não esquecendo as saídas ou os quatro piscas numa paragem de emergência.

- Olhe pelos retrovisores: deve vigiá-los mesmo quando circula na autoestrada. São obrigatórios quando se realiza uma manobra: retrovisor-sinalizar-manobrar.

- Antecipe a manobra: procurar indicações e preparar as manobras com antecedência é uma boa prática, bem como fazer as mudanças de via de forma gradual.

- Ultrapasse de forma decidida e rápida: se passar um veículo grande, como camião ou autocarro, é aconselhável fazê-lo com decisão e rapidez, deixando uma maior separação com o seu carro.

- Ao entrar na via, adapte a sua velocidade. As vias de aceleração servem para não entorpecer os veículos que circulam por estrada e adequar a sua velocidade à dos mesmos.

- Reduza a velocidade nas vias de desaceleração: ao abandonar a auto-estrada, adeque a velocidade do veículo à da nova via. Pode deparar-se com um sinal de cedência de passagem ou stop que o podem colocar numa situação perigosa se não adequar a velocidade convenientemente.

A Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina mais próxima.

 

Data