Vulco Blog

Conserve os pneus e jantes longe das bordas dos passeios

Quer manter os seus pneus em perfeito estado o maior tempo possível? Há vários fatores que deveria ter em conta. Um deles é afastar-se das bordas dos passeios.

Assim o aconselhava recentemente o diário motor que fez uma lista de sete avarias provocadas por contato e subidas de lancis, principalmente altos. Importa salientar que muitos são feitos com alturas significativas precisamente para dissuadir a subida dos carros.

Os elementos que mais avariam com este tipo de batidas são a caixa-de-ar dos pneus, as jantes, a suspensão, e os para choques.

Com só um toque contra os lancis, podem-se rachar as jantes. Se em vez de roçar se bate no passeio por calcular mal as distâncias, um simples toque pode transformar-se em fenda podendo que se rompa até a banda de rodagem.

O alinhamento das rodas, que garantem a estabilidade do veículo, também se podem ver comprometidos por um golpe contra o lancil. Deve-se ao facto de se poderem soltar as placas de chumbo que equilibram as rodas. Se notar alterações no carro depois de um golpe, procure verificar numa oficina o estado da suspensão.

Além disso, se o carro choca com força contra as bordas, pode danificar-se gravemente o sistema de direção, e inclusive provocar roturas nas molas e amortecedores.

Os para choques dianteiros também podem sofrer danos importantes se bater num lancil com alguma força. Deve ter em conta principalmente o facto de os carros citadinos terem os para choques muito baixos e não estarem preparados para estes tipos de impactos.

Se não tiver outra solução do que subir um lancil, procure fazê-lo a muito baixa velocidade, e em diagonal ou perpendicular, evitando ângulos próximos ao paralelo.

A Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina de confiança.

Data