Vulco Blog

Tipos de correntes para neve

No Inverno é mais fácil que a neve nos surpreenda ao volante. Por isso, é importante conhecer os tipos de correntes para neve que existem e saber como as colocar no veículo.

 

Existem as correntes clássicas, feitas em metal, com as quais deverá estar mais familiarizado. Garantem uma grande tração e duram muito tempo, apesar da sua colocação ser mais complicada. Também existem as novas correntes de tecido, que na verdade são como um revestimento anti-derrapante de nylon. A sua instalação é mais fácil, mas apresentam maior desgaste. Por último, há as correntes mistas, que substituem as partes que tradicionalmente se fabricam em metal por uma borracha muito resistente.

 

Independentemente do tipo de correntes que tenha, estas devem ser sempre colocadas nas rodas motrizes, quer o carro seja de tração dianteira ou traseira. Se a tração for a quatro rodas, deve consultar o manual do seu veículo. Além disso, as correntes devem ter uma medida que se ajuste à dos pneus do seu automóvel. Para as colocar, deve ter em conta alguns fatores, em função do tipo de correntes que quiser instalar:

 

- Correntes de tecido: desenrole-as primeiro para saber que as coloca pelo lado correto. O tecido deve ajustar-se de forma a que fique esticado e firme. Uma vez colocada a parte superior, deve levantar o travão de mão para que a roda gire sobre o revestimento. Nesse momento, deve aplicar a corrente no resto do pneu. Quando já não houver neve, retire-as de imediato para evitar que se desgastem ao rodar sobre o asfalto.

 

- Correntes metálicas: estique-as ao princípio e comprove que no há emaranhados.. depois deve esticar o cabo de aço por trás do pneu e encaixá-lo. Pouco a pouco, estique também a corrente sobre a superfície do pneu. Tal como acontece com as de tecido, deve mover um pouco o veículo para poder colocar o resto das correntes nos pneus.

 

Convém praticar algumas vezes na garagem para aprender a colocar as correntes. Desta forma, terá mais facilidade para as instalar no meio de um nevão.

 

Lembre-se também de que os pneus de inverno não precisam de correntes, pelo que são ótimos se vive numa zona em que a temperatura no inverno não costuma subir dos 7 graus.

 

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina mais próxima.

 

Fonte: Goodyear

Data