Vulco Blog

A data de validade dos pneus não depende da data de fabrico

  • September 1, 2015
  • Pneus

O motivo é simples: a partir do momento em que saem da fábrica e até que se colocam no veículo, podem passar semanas (até meses) em transporte ou armazenados nas lojas. Durante este tempo, não estão a perder eficácia, pelo que não se pode subtraí-lo à vida útil do pneu.

 

Esta ideia errónea faz com que, em algumas ocasiões, os compradores descartem pneus mais antigos para comprar novos quando, na verdade, ambos são igualmente eficazes.

 

O que indica o código DOT?

Os quatro números do código DOT indicam a data exata de produção da borracha. As duas primeiras refletem a semana e as últimas o ano. Um código 0809, por exemplo, recorda que o pneu foi fabricado na oitava semana de 2009. Mas é um código de fabrico, não uma data de validade. Se se respeitarem as normas profissionais para armazenar pneus (muito exigentes no que diz respeito ao posicionamento físico das unidades, a limpeza das instalações, etc), estes não perdem qualidade.

 

A vida útil de um pneu só começa a partir da sua instalação no veículo. As marcas aconselham fazer uma inspeção do pneu passados seis anos após a montagem, mesmo que se tenham percorrido poucos quilómetros.

 

Qualquer dúvida que tenha, o melhor será consultar a sua oficina de confiança.

 

Data