Vulco Blog

Alguns elementos do seu carro com data de validade

A data de validade não se aplica só aos iogurtes: no seu carro também há alguns elementos que têm data de validade. Por isso, deve rever o estado do seu veículo de forma frequente. Na sua oficina de confiança poderão comprovar o estado em que se encontram os vários componentes que lhe garantem a maior segurança.

Alguns dos mais importantes são:

- Escovas limpa-pára-brisas: são um dos elementos que deve mudar mais ou menos uma vez por ano, porque a borracha se deteriora com a passagem do tempo e as condições meteorológicas. Já lhe explicámos como saber se é o momento da sua substituição num artigo anterior.

- Bateria: este elemento tão importante costuma durar entre três e cinco anos, dependendo da utilização que façamos do veículo. Convém cuidar da bateria do seu carro para que este não deixe de arrancar no momento mais inoportuno.

- Lâmpadas: efetivamente, convém mudar o óleo nos intervalos que marca o fabricante do nosso carro. Não só se deve ter em conta a quilometragem marcada, já que o tempo também joga contra este fluído. Na sua oficina de confiança saberão indicar-lhe qual o melhor momento para realizar a mudança no lubrificante.

- Climatizador: cada dois anos convém mudar a carga de gás e verificar o circuito. Além disso, o filtro do habitáculo pode deteriorar-se com o tempo, pelo que deve fazer a sua substituição de forma periódica.

- Filtros: além do filtro do habitáculo, há outros no seu carro como o do ar, do combustível ou o do óleo que sofrem com a utilização e devem substituir-se de forma periódica.

- Líquidos: o anticongelante e o líquido de travões perdem propriedades com o tempo, ao mesmo tempo que o azeite e, nesse caso, devem ser substituídos.

- Pneus: além do desgaste devido à utilização, os pneus têm a sua própria data de validade, que costuma ser de cinco anos a partir da sua saída da fábrica.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina de confiança.

Fonte: Autobild.

Data