Vulco Blog

Amortecedores: oito sinais de que deve mudá-los

Já lhe contámos várias vezes como são importantes os amortecedores. Estes elementos encarregam-se de que os pneus estejam em contacto permanente com o asfalto, controlam os movimentos da carroçaria e absorvem as alterações da estrada. Resumindo: são vitais para a segurança do veículo e garantem que as suas viagens são confortáveis.

Na verdade, não serve de nada contar com os sistemas de segurança mais avançados se os amortecedores não funcionarem bem. Isto porque a sua função fica neutralizada devido ao envio erróneo de dados dos sensores e sinais de travagem inaficazes, entre outros problemas.

Em geral, é recomendável que se faça uma revisão do estado dos amortecedores na sua oficina de confiança a cada 20.000 quilómetros. Uma operação que deve realizar sempre que note algum destes sintomas no seu veículo:

- Desgaste irregular dos pneus.

- Precisar de mais tempo para imobilizar o veículo.

- Mais difícil controlar o carro em curvas e superfícieis molhadas.

- Notar vibrações no volante.

- Sentir que o vento lateral tem mais influência sobre o veículo.

- Encandeia outros ao conduzir de noite.

- O eixo traseiro afunda ao acelerar.

- Deteta fugas de fluido hidráulico.

Se notar algum destes sintomas, o mais provável é que os amortecedores estejam desgastados e não cumpram corretamente a sua função. Nesse caso, deve acorrer à sua oficina de confiança quanto antes.

A Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina de confiança.

 

Data