Vulco Blog

As avarias mais comuns para o radiador do carro

O radiador é um elemento fundamental para o bom funcionamento do carro, uma vez que se encarrega de evitar que se produzam excessos de temperatura no motor. Em concreto, é o responsável por arrefecer o refrigerante após este ter percorrido o circuito para poder voltar a controlar a temperatura do propulsor.

Este elemento pode apresentar algumas avarias que costumam ser comuns e que se podem evitar com uma boa manutenção realizada na sua oficina de confiança.

- Obstrução: se se utilizar um líquido refrigerante que não é recomendado pelo fabricante, podem apresentar-se obstruções. Isto também ocorre se se misturar o produto com outro de pior qualidade.

- Oxidação: acontece se se encher o circuito muitas vezes com água, já que pode oxidar a tubagem. Um bom líquido refrigerante leva aditivos que evitam que se produza essa oxidação. Além disso, se o líquido não circular por todas as componentes do motor ou circular mal, o propulsor vai aquecer e poderá avariar-se.

- Fugas: também são habituais se, dentro do radiador, ocorrerem falhas em alguma das suas microsoldaduras. As fugas fazem com que o circuito vá perdendo líquido refrigerante. Se não encher, o veículo poderá sobreaquecer. Geralmente, o carro avisa sobre esta avaria acendendo o sinal vermelho no painel de instrumentos com uma mensagem que indica para encher o líquido.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina Vulco mais próxima.

Data