Vulco Blog

Bateria: porque é tão importante e como cuidar dela

É a causa mais habitual pela qual chamamos um reboque, por isso, devemos prestar-lhe sempre muita atenção. Falamos da bateria do automóvel, um componente do qual depende um grande número de sistemas do carro e que convém que conhecer um pouco mais a fundo.

O que é e para que serve a bateria?

Embora responder a esta pergunta parece algo evidente, a verdade é que a resposta não é simples. Uma bateria é um acumulador de energia que alimenta os diferentes sistemas e componentes que precisam de eletricidade. Também é o elemento do veículo que nos permite colocá-lo em andamento. Desta forma, é este dispositivo que, quando o carro arranca, faz com que pensemos imediatamente em quando foi a última vez que o substituímos.

São muitos os elementos do veículo cujo correto funcionamento depende diretamente do bom estado da bateria. Por isso, este elemento tem tanta importância e é necessário mantê-lo no melhor estado possível.

Neste sentido, podemos dividir os componentes que dependem da bateria em dois grandes blocos:

- Arranque do veículo: a bateria é um elemento crucial dentro do sistema de ignição de um automóvel. É ela que dota da energia necessária o motor de arranque para se colocar em marcha e permite que este, por sua vez, coloque em funcionamento o motor de explosão do veículo. Depois, a bateria continua a carregar-se através do alternador, é um gerador capaz de transformar a energia mecânica em energia elétrica. O alternador gera essa energia quando o veículo está em funcionamento.

- Sistemas elétricos e electrónicos: neste apartado referimo-nos aos conhecidos como consumidores do automóvel. Dentro deste conjunto encontram-se, entre outros, o sistema de iluminação e sinalização, juntamente com sistemas electrónicos como o ABS, os de controlo de tração, os de direção assistida, de alerta por mudança de faixa... A este grupo também pertencem desde um simples rádio aos últimos sistemas de navegação e informação, sem esquecer outros dispositivos tão importantes como os limpa-pára-brisas.

No caso do sistema de arranque de veículo, é a bateria que proporciona a potência necessária para o colocar em marcha. No que diz respeito aos sistemas elétricos e electrónicos, alimentam-se do alternador quando o veículo está em andamento. No entanto, se o carro estiver imobilizado, é a bateria que transmite eletricidade a elementos como o rádio, o fecho centralizado ou aos faróis, por isso, pode-se descarregar se os deixarmos ligados durante um longo período de tempo.

A bateria funciona como apoio ao alternador quando o motor está em marcha lenta e há vários consumidores a funcionar. Por exemplo, quando nos encontramos parados num engarrafamento de noite, de baixo de chuva, como o motor do veículo não proporciona potência suficiente, é a bateria que se encarrega de que possamos ver, estar confortáveis e entretidos.

 

De que depende que uma bateria funcione na perfeição?

Já vimos porque é tão importante ter uma bateria em perfeito estado para o funcionamento de um veículo. A maior parte das baterias que equipam os carros na atualidade não requer uma manutenção específica para continuar a funcionar. No entanto, não podemos esquecer-nos dela, já que a sua vida útil tem um limite e a sua duração depende muito da utilização que façamos do veículo.

O correto funcionamento de uma bateria depende fundamentalmente de dois fatores: escolha do produto adequado para o nosso veículo e revisão do seu estado de forma periódica na nossa oficina de confiança.

Embora pareça óbvio, escolher uma bateria adequada para o nosso veículo é muito importante. Por isso, devemos ter em conta certos aspetos:

- Tamanho: o primeiro requisito que uma bateria deve cumprir é a sua dimensão física, que deve ajustar-se ao espaço físico que o carro reservou para ela.

- Bornes: também é necessário verificar a polaridade e o tipo de borne que inclui a bateria.

- Desempenho correto: ao escolher uma bateria, devemos assegurar-nos de que ela esteja em conformidade com o desempenho elétrico exigido pelo veículo, como a capacidade (Ah) e a energia de arranque a frio (CCA).

- Utilização do veículo: se o carro faz viagens curtas de forma frequente, as suas necessidades energéticas não são iguais às de outros que normalmente são usados para viagens longas em autoestrada.

- Tipo de automóvel: a introdução de novas tecnologias nos veículos exige um maior esforço por parte das baterias. Por exemplo, carros com sistemas start-stop precisam de baterias capazes de oferecer maior desempenho do que as convencionais.

Na sua oficina, saberá como escolher a bateria de que o seu carro precisa quando for necessário substituí-la. É muito importante escolher a bateria adequada para o seu veículo e nunca uma com capacidade inferior à recomendada, pois isso significaria uma redução da sua vida útil.

 

Manutenção preventiva

Já explicámos como a bateria é um elemento fundamental para o bom funcionamento do carro. Por isso, não deve negligenciá-la e deve fazer revisões preventivas do seu estado na sua oficina de confiança, especialmente quando se aproxima o inverno. Nestes meses mais frios do ano, é mais importante do que nunca ter uma bateria em perfeitas condições, especialmente quando tiver que arrancar com baixas temperaturas e para evitar situações em que precisamos de energia extra para componentes como a iluminação ou o sistema de limpa-pára-brisas.

Também é importante que se deixe assessorar no momento de escolher a bateria adequada quando for necessário substituí-la, uma vez que, como vimos, esta escolha depende em grande medida das tecnologias que o veículo incorporar e a utilização que fizer dela.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina de confiança.

Ilustração: https://www.freepik.com/free-photos-vectors/car

Data