Cinco componentes do seu carro que deve rever esta primavera

Parece que (desta vez sim!) nos despedimos mesmo do inverno. A primavera chegou em todo o seu esplendor e, por isso, convém ter o seu carro preparado para aproveitar as temperaturas amenas da melhor forma.

Mas há alguns componentes que deve afinar, especialmente nesta época do ano. Aqui tem uma lista com alguns dos mais importantes:

- Filtro do habitáculo: sabia que em seis minutos como condutor está exposto à mesma concentração de pó e gases nocivos do que em meia hora como peão? Ao circular em engarrafamentos ou túneis, a quantidade de partículas que emitem os tubos de escape dos carros aumenta e o sistema de climatização do veículo aspira-as para o interior do carro. Daí a o importância de circular com um filtro de habitáculo em boas condições. Para não falar da quantidade de polén que retém, essencial para evitar reações alérgicas que o podem colocar em perigo.

- Ar condicionado: se não funcionar corretamente, é possível que a temperatura interior do carro aumente acima dos 24 graus. O problema é que, a partir desse ponto, aumentam os erros de condução e a possibilidade de ter um acidente. Se alcançar os 35 graus, os seus reflexos podem ser semelhantes aos que teria depois de beber duas cervejas. Daí que o melhor seja manter este sistema em boas condições, para que a temperatura se situe entre os 20 e os 23 graus.

- Bateria: no inverno exigimos muito a este componente. Na verdade, uma de cada quatro avarias nessa época do ano tem a ver com a bateria. Por isso, quando chega a primavera, convém verificar que funciona de forma correta.

- Escovas limpa-pára-brisas: calcula-se que, em média, 7% do tempo durante o qual conduzimos, o façamos com as escovas ativadas. Na primavera é difícil que consigamos livrar-nos de uma boa chuvada. Além disso, nos dias de chuva o número de colisões de trânsito aumenta 15%. Garantir a visibilidade com umas escovas de qualidade é vital para evitar problemas.

- Pneus: o ponto de contacto do veículo com o chão deve encontrar-se sempre em perfeito estado. Garanta que circula com eles com a pressão adequada e que não apresentam cortes nem deformações. Além disso, deve controlar o seu desgaste para assegurar uma boa aderência quando mais precisa.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina de confiança.


Pesquisa

Categorias

Arquivo

Etiquetas