Vulco Blog

Cinco conselhos para conduzir de noite em segurança

Chegou a mudança de hora do outono e, com ela, o eterno debate sobre se é melhor ou pior do que o verão. O certo é que temos horas de luz e, consequentemente, menos visibilidade ao conduzir.

O problema é que a visibilidade incide diretamente na segurança durante a condução. Por esse motivo, convém ter em conta alguns conselhos que nos vão ajudar a aumentar a segurança:

- Verifique as luzes do veículo: lembre-se que é fundamental ver, mas também ser visto. Por isso, tanto os sistemas de iluminação como os de sinalização devem funcionar na perfeição, especialmente quando vamos conduzir em condições de escuridão.

- Reveja os espelhos: estão bem colocados? Toda a ajuda para poder ver com maior facilidade será pouca quando a luz é escassa. Se verificar que tanto o espelho retrovisor como os exteriores estão bem orientados, também poderá evitar encandeamentos.

- Limpe bem os vidros: quanto mais limpos estejam, melhor vai ver. Tenha atenção especial à visibilidade através do vidro dianteiro e traseiro.

- Multiplique a atenção na estrada: conduzir com pouca luz provoca uma diminuição da capacidade visual e do campo de visão. Por isso, deve estar alerta e concentrar-se bem no que ocorre na via.

- Descanse adequadamente: controlar a fadiga é especialmente importante se conduzir de noite, precisamente porque a capacidade visual diminui. Tenha em conta que, à medida que o dia avança, também deve ter em conta o cansaço. Daí que, se notar algum sintoma relacionado, pare o carro num lugar seguro e descanse.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina Vulco mais próxima.

 
 

Data