Vulco Blog

Cinco elementos do seu carro que deve vigiar no verão

Os termómetros dispararam e o calor do verão estendeu-se em força a grande parte de Portugal. Já sabe que o calor também pode afetar o seu veículo. Por isso, há certos elementos que deve vigiar especialmente nesta época do ano.

- Motor: deve verificar o indicador de temperatura do motor para evitar que aqueça acima do normal e que se danifique a culata do motor ou qualquer outro elemento. Deve esperar que baixe a temperatura do motor e rever o nível do líquido refrigerante. Na verdade, deve fazer uma verificação dos níveis antes de iniciar qualquer viagem, especialmente no verão.

- Turbo: a sua localização dificulta a refrigeração e é o óleo que se encarrega de cumprir esta função. Se quiser evitar danos no turbo, deeve deixar o motor ligado durante dois minutos quando chegar ao destino ou fazer uma paragem para descansar. Não deve desligá-lo rapidamente, já que o óleo pode deteriorar-se e danificar o eixo da turbina.

- Pneus: no verão os furos são frequentes, já que a temperatura pode afetar os pneus. É imprescindível verificar a pressão das quatro rodas antes de qualquer viagem, porque se não for adequada aumenta o risco de sofrer um furo. Também deve verificar se apresentam cortes ou deformações, bem como o estado do desenho da banda de rodagem.

- Travões: as altas temperaturas e uma maior carga de bagagem fazem com que os travões sofram mais no verão. Lembre-se que é importante verificar os cabos da bateria, as pastilhas e discos de travagem, juntamente com o nível e estado do líquido dos travões. Na sua oficina de confiança podem fazer isso por si e realizar as operações necessárias.

- Ar condicionado: verifique o funcionamiento do ar condicionado antes das grandes deslocações de verão, sobretudo se estiver há muitos meses sem o utilizar. As grandes flutuações de temperatura pode provocar pequenas fugas de gás e a redução do seu rendimento. Não vai querer aperceber-se disso em plena auto-estrada e durante uma onda de calor.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina Vulco mais próxima.

 

 

Data