Vulco Blog

Cinco gestos que aumentam o consumo de combustível

Já escrevemos sobre a forma como conduzir de forma eficiente. Além disso, queremos adverti-lo sobre cinco gestos que podem aumentar o consumo de combustível do seu automóvel que podem ser facilmente evitáveis. Só tem que prestar um pouco de atenção.

- Conduzir com os vidros abertas: a aerodinâmica do veículo vê-se muito afetada se as janelas estiverem abertas, sobretudo a partir dos 50 km/h. Na verdade, em termos de consumo é melhor circular com as janelas fechas e o ar condicionado ligado.

- Programar temperaturas extremas no climatizador: lembre-se que o melhor é circular com uma temperatura interior entre os 20 e 23 graus. Além de melhorar a sua atenção ao volante, vai evitar um consumo excessivo por tentar atingir temperaturas exageradas.

- Acelerar e travar: as variações de velocidade implicam geralmente um maior consumo de combustível. Por isso, é muito melhor conduzir a uma velocidade constante sempre que puder, com acelerações suaves e evitando utilizar os travões na medida do possível para não ter que recuperar velocidade.

- Não acautelar incidentes: não antecipar os acontecimentos possíveis de acontecer na estrada pode supor um maior gasto de combustível devido às acelerações, travagens e mudanças de via, entre outros. Manter a distância de segurança e prestar mais atenção à estrada não só é bom para evitar acidentes: também ajuda a poupar.

- Descuidar o estado do veículo: não acudir à oficina de confiança com regularidade poderá ter consequências no seu bolso, uma vez que acabará por visitar a estação de serviço com mais frequência. Manter a pressão correta nos pneus, substituir líquidos e filtros quando necessário e ter o motor em boas condições ajuda a reduzir o consumo.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina de confiança.

Fonte: Volvo

Data