Vulco Blog

Cinco hábitos que aumentam o consumo do seu carro

O seu carro consome muito combustível e não sabe porquê? Na verdade, vários fatores influenciam o consumo de carburante de um veículo. Alguns deles têm a ver com a forma como conduzimos e, por isso, podem evitar-se.

Certos hábitos ajudam a que o consumo do seu carro aumente. Por isso convém que os conheça e, na medida do possível, evitá-los. Aqui tem cinco dos mais comuns:

- Conduzir com as janelas abertas: a partir dos 50 km/h, o seu carro consumirá mais combustível. Por isso, o melhor é ligar o ar condicionado deixando as janelas fechadas. Isto deve-se ao aumento da resistência aerodinâmica.  

- Ligar o ar condicionado em modo Polo Norte: se exagera ao baixar a temperatura do interior do seu carro, este vai consumir mais. Procure mantê-la entre os 20ºC e os 24ºC.

- Acelerar e travar de forma brusca: para que o seu carro consuma menos combustível, convém manter um ritmo médio o maior tempo possível. Deve procurar fazê-lo suavemente e evitar travar na medida do possível para não ter que recuperar velocidade.

- Conduzir a curto prazo: que queremos dizer com isto? Referimo-nos a uma condução reativa que nos leva a acelerar e travar de forma brusca, e às constantes mudanças de via. Conduzir antecipando os acontecimentos vai ajudá-lo a poupar combustível. Para isso, deve guardar uma distância de segurança adequada e prestar mais atenção aos que ocorre na estrada. Se o fizer, vai aumentar a sua segurança.

- Não manter o veículo de forma correta: as visitas à sua oficina de confiança para fazer a revisão do carro vão permitir-lhe poupar dinheiro em combustível. Isto porque a má manutenção do veículo aumenta o consumo. Por isso, manter uma pressão adequada nos pneus, rever o estado dos filtros e fluidos; bem como manter o motor em boas condições são hábitos que o vão ajudar a garantir um menor consumo de combustível.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina de confiança.

Foto: Michael Skok.

 

Data