Vulco Blog

Cinco propósitos para conduzir melhor este ano

Quem não estabelece novos objetivos com o início do ano? Pode ser melhorar a saúde, obter novas competências ou até recursos económicos. E por que não melhorar a condução? Esteja atento a estes propósitos:

- Conduzir com mais suavidade. Não vai ganhar só em segurança, mas também vai aumentar a vida útil do seu veículo. Ao fim e ao cabo, a condução brusca desgasta elementos como os travões. Além disso, acelerar provoca um maior consumo de combustível, de forma que o seu bolso também vai agradecer.

- Retirar a mão da caixa de velocidades: apoiar a mão na caixa de velocidades pode danificar a engrenagem e provocar uma avaria. É um gesto simples que também pode ajudar a poupar dinheiro.

- Verificar se tem tudo o que precisa antes de viajar: há uma série de elementos que deve levar de viagem. Por exemplo, as correntes adequadas para o seu veículo, fluidos como refrigerante ou óleo se precisar de encher os níveis. Tudo isso juntamente com os imprescindíveis como o triângulo de segurança, as lâmpadas de reposição ou os coletes.

- Verificar o estado dos pneus com frequência: circular com pneus com a pressão adequada e em bom estado é importante para reduzir o consumo do veículo e aumentar a segurança viária. Verifique se têm cortes e também a profundidade da banda de rodagem.

- Respeitar os limites de velocidade: por tentadora que possa parecer uma recta ou uma zona com pouco trânsito, os limites de velocidade existem por algum motivo. Não são um capricho nem uma desculpa para o multar: existem para evitar perigos, incluindo alguns dos quais pode não estar consciente, como a proximidade de um cruzamento, a presença de animais ou de peões na zona.

Data