Vulco Blog

Como atuar se não conseguiu evitar um buraco na estrada

Os invernos duros ou a má manutenção das estradas fazem com que todas as primaveras encontremos uma grande quantidade de buracos nas vias. O problema é que estes buracos multiplicam o risco de sofrer um rebentamento, além de poder causar outros problemas no veículo.

O melhor é antecipar o perigo e evitar os buracos, se possível sem manobras bruscas e sem invadir a via contrária. Também podemos passar por eles com uma manobra segura, reduzindo a velocidade e com a direção firme. No entanto, isto nem sempre é possível, pelo que convém ter em conta os seguintes conselhos:

- Verifique a pressão dos pneus: os que estão com a pressão correta suportam melhor os buracos do que os que têm pouco ar. Controle a pressão de forma periódica, de acordo com as instruções do fabricante.

- Mantenha os pneus e os amortecedores em bom estado: deve vigiar sempre estes elementos, mas se passou por uma zona com buracos ou, sobretudo, se passou por um especialmente profundo, isto deve ser praticamente obrigatório. Verifique se houve danos na banda de rodagem ou na jante. Se observar algum, visite a sua oficina de confiança.

- Se sentir um solavanco, desconfie: se notar vibrações no volante ou perceber que este se desvia ligeiramente para um lado quando avança em linha reta, visite a sua oficina de confiança para verificar o estado da direção.

- Mude as rodas de duas em duas: se devido a um buraco detetar danos graves em algum pneu, recorde que se devem mudar sempre as duas rodas do mesmo eixo ao mesmo tempo. Em alguns casos será necessário substituir também a jante, porque pode causar diminuições perigosas da pressão.

- Confie nos especialistas: a avaliação de danos nos pneus será mais fiável se a realizar com um profissional na sua oficina de confiança. Desta forma evitará o risco de sofrer um rebentamento durante a marcha, algo que pode causar acidentes graves devido à perda de controlo do veículo.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina de confiança.

Data