Vulco Blog

Como conduzir junto a peões, ciclistas e motociclistas

Embora pareça, a estrada não é só para os carros. Há outros utilizadores que estão menos protegidos e com os quais os automóveis têm que conviver.

Além da responsabilidade que devem ter peões, ciclistas e motociclistas quando utilizam as vias, os condutores de carros devem adotar algumas medidas para poder dividir esse espaço com eles da forma mais segura possível. Estes são alguns conselhos que deve seguir quando se encontrar com eles na estrada:

- Peões: deve ser respeitador com eles e dar-lhes prioridade. Além disso, tem que respeitar sempre os semáforos e os sinais de stop e deve aumentar as precauções quando se aproximar de uma passadeira. Também deve respeitar os limite de velocidade, não deve distrair-se com o telemóvel e os auriculares, além de manter a máxima precaução quando estiver diante de crianças e idosos.

- Ciclistas: também deve dar-lhes prioridade e não invadir as ciclovias. É importante manter uma distância de segurança atrás deles e de 1,5 metros quando os ultrapassar. Convém manter-se atento aos retrovisores e indicar todas as mudanças de direção com os intermitentes.

- Motociclistas: se os ultrapassar, mantenha também uma distância de segurança de 1,5 metros. Permaneça atento aos retrovisores, utilize os intermitentes e respeite os semáforos, sinais e limites de velocidade.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina de confiança.

Data