Vulco Blog

Como enfrentar uma viagem longa

Em pleno mês de Agosto, é o momento para ter em conta os conselhos da Goodyear para enfrentar uma viagem de carro longa:

 

1. Não importa a distância que vai percorrer. Não importa se viaja da Alemanha para a Itália, da Dinamarca até ao sul de França ou de Bragança ao Algarve. O mais importante é ter tudo preparado: o carro em bom estado e viajar com segurança.

 

2. Estar preparado. Verifique sempre que tem toda a bagagem preparada, que deixou a sua casa sob controlo e que acertou com amigos ou familiares para cuidarem das plantas e dos animais domésticos. Todos estes detalhes permitem evitar que tenha que fazer telefonemas durante a viagem ou que tenha de voltar para trás. Uma lista também pode ajudar.

 

3. Estar tranquilo. Tenha em conta que uma viagem longa pode ser fisicamente muito cansativa, sobretudo se circular em estradas que não conhece ou com trânsito. Por isso, os condutores devem descansar bem e preparar-se psicologicamente antes de se fazerem à estrada.

 

4. A bagagem. Pense duas vezes naquilo que quer levar na viagem. Por exemplo, um guarda-sol pode parecer importante, mas se não conseguir colocá-lo na mala, talvez o melhor seja comprar ou alugar um no destino.

 

5. Investigue o seu percurso. Um pouco de estudo sobre o tempo de condução, as estradas que precisa apanhar e as possíveis paragens reduzirá consideravelmente o stress.

 

6. Conduzir por etapas. Todos os organismos de segurança viária recomendam que as viagens longas se dividam em etapas de condução. Parar pelo menos a cada duas horas ajuda à concentração do condutor. Ingerir refeições ligeiras e beber muita água evita a sensação de saturação e cansaço.

 

7. Conduzir por turnos. Se possível, procure um companheiro de viagem disponível para dividir a condução até chegar ao destino. Esta operação permite que cada condutor possa descansar e aumenta a concentração.

 

8. Verificar que o carro está a postos. Uma avaria a meio de uma viagem longa pode converter-se rapidamente num pesadelo stressante e caro. Comprove que o nível de líquidos, os travões e os pneus estão em perfeito estado. Para isso, não hesite em procurar ajuda numa oficina Vulco em qualquer cidade do país.

 

9. Verificar o estado dos pneus. Que os pneus estejam em boas condições também é importante para ter uma viagem segura e confortável. Não se esqueça de comprovar de têm a pressão correta.

 

10. Utilizar uma aplicação de segurança. A Goodyear dispõe de uma aplicação para telemóvel de segurança rodoviária desenhada especialmente para os trajetos na Europa. Inclui conselhos úteis sobre as leis locais de trânsito, regulações, etc, para evitar qualquer problema na estrada. Está disponível para descarga, tanto para iPhone como para Android.

 

Data