Vulco Blog

Como fazer uma travagem de emergência com ABS

Alguma vez fez uma travagem de emergência com travões ABS? Embora seja uma situação pela qual muitos condutores não chegam a passar durante toda a vida, também não é assim tão raro. Por isso, convém conhecer de antemão o processo, para que não sejamos apanhados de surpresa.

quatro passos importantes que permitem realizar uma travagem de emergência com ABS e o que acontece durante este processo. Trata-se de um sistema que impede o bloqueio das rodas e evita que o carro patine ao travar em piso escorregadio.

1. – Pisar dois pedais: recomendamos pisar a fundo nos pedais de embraiagem e travagem perante uma situação de emergência num carro com ABS.

2. – Vibrações no pedal: de seguida, é provável que note o pedal de travagem emitir vibrações e um ruído forte. Não se assuste: é normal.

3. – Mantenha a calma: embora note as vibrações e o ruído, mantenha a calma e a máxima pressão sobre o pedal de travagem. Basta levantar um pouco o pé e a travagem vai perder eficácia.

4. -  O ABS entra em ação: o sistema ABS atua para deter o carro. Além disso, em circunstâncias normais, poderá manter o controlo sobre a direção em todo o momento, pelo que poderá esquivar o obstáculo que o obrigou a travar.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina Vulco mais próxima.

 

Data