Vulco Blog

Como ultrapassar veículos volumosos em segurança

Percorrem-no suores frios quando encontra um camião numa estrada com dois sentidos? Ou é daqueles que ultrapasa sem pensar muito? A ultrapassagem de outro veículo é uma manobra que deve executar-se sempre com muito cuidado e especialmente quando podemos encontrar estes veículos.

Se este verão circular em estradas secundárias, tenha em conta estes três conselhos para ultrapassar com segurança:

- Observe com calma: antes de ultrapassar é preciso analisar bem a situação. Há que ter em conta a posição dos veículos e as condições da via para nos assegurarmos de que poderemos regressar à faixa da direita a tempo e manter alguma distância, o que lhe irá permitir ganhar visibilidade.

- Sinalize adequadamente e ultrapasse com rapidez: chegado o momento de ultrapassar, acione o pisca. Não se esqueça de olhar para o retrovisor esquerdo, que lhe vai permitir verificar se alguém o está a ultrapassar. Se tudo estiver em ordem, passe gradualmente para a esquerda, ocupe o menor tempo possível essa via e volte à direita quando vir o veículo ultrapassado pelo retrovisor da direita. Lembre-se também de sinalizar este momento.

- Vento lateral: já falámos sobre esta situação. Acontece quando há vento lateral, especialmente ao ultrapassar um veículo volumoso. Tenha cuidado especial, uma vez que pode desestabilizar o veículo. 

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina Vulco mais próxima.

Data