Vulco Blog

Como usar bem o travão de mão

O travão de mão é um elemento de segurança fundamental nos veículos. Utilizá-lo corretamente é importante para evitar avarias, caso contrário pode gerar problemas nos sistemas de transmissão e travão.

Para o acionar, já sabe que deve puxar a alavanca com um gesto rápido e seco. Nesse momento, vai acender a luz do travão de mão no painel de instrumentos. Para o desativar, deve puxar de novo a alavanca para cima, pressionar o botão superior e mover a alavanca para baixo.

É muito importante verificar que a luz apaga quando soltar o travão de mão, antes de iniciar a marcha. Isto porque se conduzir com o travão de mão acionado arrisca-se a desgastar a embraiagem, os calços ou as pastilhas do travão. Se se despistar e começar a circular com este elemento ativado, vai notar um forte cheiro a queimado.

Se o seu carro tiver um travão de estacionamento elétrico ou de botão, é possível que este acione de forma automática. De qualquer forma, deve vigiar sempre os indicadores do painel de controlo para verificar para verificar que tudo está correto.

Se lhe falharem os travões quando circula a alta velocidade, não deve utilizar o travão de mão diretamente porque poderá sofrer um grave acidente. A primeira coisa que deve fazer é reduzir as mudanças de forma progressiva. Se tiver que acabar por utilizar o travão de mão, faça-o com muito cuidado e apenas para imobilizar o carro e pedir auxílio.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina Vulco mais próxima.

Fonte: ABC

Data