Vulco Blog

Como usar os faróis de nevoeiro

Porque não as ligamos com muita frequência, a sua utilização continua a gerar confusão. No entanto, saber quando deve usar as luzes de nevoeiro é importante, tanto pela sua segurança como para evitar multas motivadas pela má utilização das mesmas.

O nevoeiro é um fenómeno que pode surgir em qualquer momento, especialmente nos meses mais frios do ano, e que dificulta a visão. A grande maioria dos veículos dispõe de luzes específicas para estas situações.

Deve recordar ainda que a luz de nevoeiro traseira pode incomodar outros condutores de noite, pelo que só se deve usar se o nevoeiro for muito denso e reduzir a visibilidade de forma considerável. Também nas situações em que existe chuva forte que provoque espelhos de água atrás dos carros ou durante fortes nevadas. Quando as condições melhorarem, poderá desligá-las.

Já os faróis de nevoeiro dianteiros, deve ligá-los sempre que houver nevoeiro espesso, juntamente com os médios. Nunca deve usar os máximos porque podem refletir no nevoeiro e provocar encandeamentos. Se o nevoeiro, a chuva ou a neve não forem muito fortes, os médios serão suficientes.    

 

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina Vulco mais próxima.

 

Data