Vulco Blog

Como utilizar as luzes de nevoeiro na estrada

Se costuma ser surpreendido pelo nevoeiro ao conduzir, deve ter consciência de como utilizar corretamente as luzes do seu carro.

Em primeiro lugar, deve saber que os faróis de nevoeiro só se devem utilizar para ver e para sermos vistos em condições de baixa visibilidade. Utilizar estas luzes em outro tipo de condições pode representar uma multa porque pode ofuscar os outros condutores.

  • Luzes dianteiras de nevoeiro: podem utilizar-se em condições que diminuam sensivelmente a visibilidade, de forma isolada ou juntamente com as de curto alcance. Também podem ser usadas em vias estreitas (menos de 6,5 metros de largura), ao circular de noite ou quando houver curvas sucessivas sinalizadas. E sempre com cuidado para não ofuscar os outros condutores devido ao reflexo no retrovisor.
  • Luzes traseiras: fazem com que a parte traseira do veículo seja mais visível. Pode haver apenas uma, situada no lado esquerdo ou no centro. Também pode haver duas, situadas do lado exterior. É obrigatório utilizar estes faróis em carros apenas quando as condições forem desfavoráveis, como com nevoeiro espesso, chuva muito intensa ou com uma nevada forte. Se estas condições desaparecerem, pode desligá-las.
  • Por último, lembre-se que não é boa ideia usar os máximos com os faróis de nevoeiro, já que seria contraproducente: a luz seria devolvida e o condutor ficaria ofuscado.

 

 

Data