Vulco Blog

Como verificar o nível de óleo do seu carro em cinco passos

Verificar o nível de óleo do carro de forma periódica é um dos hábitos que podem fazer poupar muito dinheiro. Deve fazê-lo uma vez por mês e antes de iniciar uma viagem. Este cuidado vai permitir-lhe saber se o seu carro circula com a quantidade de óleo adequada, podendo evitar avarias dispendiosas.

Para medir o nível de óleo, só precisa de seguir cinco passos simples:

1- Assegure-se de que o carro está na horizontal: nunca deve realizar esta operação com o veículo em terrenos inclinados porque a medição pode ser enganadora, uma vez que a inclinação pode mover o óleo para outro lugar.

2- verifique sempre com o motor frio: quando medir o óleo, deve ter sempre o motor sempre desligado e frio. Poderia obter uma medição errónea se o fizesse com o motor quente, uma vez que o seu volume aumenta com a temperatura do motor.

3- Localize a vareta: com o carro situado num plano horizontal e com o motor frio, deve levantar o capô e encontrar a vareta de medição. Não se preocupe: é fácil identificá-la porque costuma ter uma cor distintiva.

4- Retire a vareta e limpe-a: já pode extrair a vara de medir. Mas ainda não poderá saber qual o nível de óleo do seu carro porque esta primeira medição não é exata. Terá que a limpar com um pano ou um pedaço de papel para prosseguir para o passo seguinte.

5- Coloque de novo a vareta dentro do orifício e volte a retirá-la: depois de limpa, deve introduzir de novo a vareta para voltar a extraí-la e verificar qual o nível de óleo que marca. Deve estar sempre situado entre as marcas de mínimo e máximo. Se tiver menos, deverá adicionar óleo. E se superar o valor máximo, deve visitar a sua oficina de confiança para que possam retirar o excesso.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina de confiança.

 

Data