Vulco Blog

Componentes do seu carro que deve rever antes das férias

Começa o verão e as férias já estão aí à espreita. Ganhou a pulso essa viagem à praia, à montanha ou a qualquer que seja o seu destino este ano. Se vai viajar de carro, há uma série de elementos que deve verificar o quanto antes.

Algumas das revisões requerem a mão especializada que só encontra na sua oficina de confiança. Estas são algumas:

- Filtros e óleo do motor: a recomendação geral é substitui-los todos os anos. Filtros do óleo, do ar do motor, do habitáculo, do combustível... todos se dedicam a apanhar impurezas. Por isso, podem chegar a obstruir e deixar de cumprir a sua função. Com o lubrificante ocorre algo parecido, por isso é um bom momento para passar pela sua oficina de confiança e pedir que mudem estes componentes do seu carro.

- Óleo da caixa de velocidades: se o seu carro tem transmissão manual, o habitual é que este fluido dure toda a vida útil do carro e apenas se mude quando se intervém a caixa de velocidades. Mas no caso das caixas automáticas convém fazer uma revisão ao seu estado e nível de forma periódica para evitar danos na engranagem.

- Refrigerante: controla a temperatura do motor, por isso é tão importante conservar as suas propriedades intactas durante o verão. Também se deve controlar o seu nível, que pode descer de forma drástica devido a avarias ou até devido ao consumo do próprio veículo. Por isso, convém rever periodicamente o estado de elementos como a bomba de água ou o termostato, vitais para que o líquido refrigerante cumpra a sua função.

- Líquido de travões: é essencial para uma travagem eficaz. Se não está em perfeito estado, não vai transmitir a força exercida pelo pedal de forma correta e a segurança do veículo vai ver-se comprometida.

- Amortecedores: suportam a carga que leva o carro e o mantem unido aos pneus. Encarregam-se de absorver as irregularidades do terreno, têm influência na eficácia da travagem do veículo e também sobre a sua estabilidade, bem como sobre o desgaste dos pneus. Na sua oficina de confiança poderá verificar a sua eficácia.

- Discos e pastilhas de travagem: com o tempo desgastam-se e reduzem a eficácia da travagem. Por isso, deve também verificar o seu estado em todas as revisões.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina de confiança.

 

Data