Vulco Blog

Conselhos para aumentar a vida do seu carro

Cuidar do seu carro é cuidar do seu património. Se conseguir que este se mantenha em plena forma durante o máximo de tempo possível, estará a tirar maior proveito do investimento que fez para adquirir o seu veículo.

Aumentar a vida útil do seu carro passa principalmente por levá-lo à sua oficina de confiança quando chega o momento e também por fazer uma condução cuidadosa. No entanto, há outros hábitos concretos que deve manter:

- Rodagem: é certo que os veículos modernos vêm mais protegidos de fábrica, mas convém respeitar o período de rodagem que a marca indica. Por isso, não deve acelerar de forma brusca durante os primeiros 3.000 quilómetros. Esta precaução ajudará a evitar avarias e desgastes prematuros.

- Lavar bem o carro: e não se esqueça de encerar a pintura. Com estes dois gestos, estará a proteger a sua viatura face à oxidação, um problema que aumenta quando não se elimina a sujidade e o barro na parte de baixo do carro. Tenha especial atenção se viver perto do mar ou se circular em estradas com sal para evitar as placas de gelo.

- Estacione à sombra: já lhe dissemos: se estacionar ao sol, também vai evitar danos na pintura do carro, nas juntas e até em alguns elementos de plástico do interior. Sempre que puder, deixe-o na garagem. E já sabe: nunca deve estacionar em cima do passeio.

- Mudar o óleo e o filtro: é fundamental para conservar o motor. Deve ser rigoroso não deixe passar o limite de tempo máximo para os substituir. E lembre-se que deve mudar os dois elementos ao mesmo tempo. Desta forma, vai melhorar o desempenho do motor, reduzir o desgaste e favorecer a refrigeração.

- Revisões: deve visitar a sua oficina de confiança com frequência, de forma a manter o carro em ótimo estado. Lembre-se também de vigiar os níveis de líquidos para não sofrer avarias indesejadas.

- Conduzir de forma correta: é fácil: só tem que evitar movimentos bruscos para não desgastar o veículo. Além disso, vai reduzir o consumo de combustível, baixar a poluição emitida e circular com mais segurança. É só vantagens!

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina de confiança.

Imagem: Caleb Oquendo

Data