Vulco Blog

Conselhos para colocar a bagagem

Aproxima-se a Páscoa e milhares de portugueses preparam uma pequena viagem. É uma altura do ano em que se realizam numerosas deslocações pela estrada com bagagem a bordo. No momento de carregar as malas, convém ter em conta alguns conselhos que aumentam a segurança do carro.

Na verdade, a bagagem incide na segurança do veículo. Uma má colocação pode influenciar a trajetória do veículo, ferir algum ocupante em caso de travagem brusca ou inclusive provocar um acidente. O principal motivo tem a ver com o peso extra do veículo, que multiplica as forças que suporta durante a viagem. Por isso, uma colocação deficiente pode ter consequências perigosas.

Esteja atento a estes conselhos:

Se a bagageira for insuficiente

Se a mala do carro não tiver a capacidade necessária para albergar toda a bagagem, utilize uma mala exterior homologada, fechada e hermética. Desta forma, poderá obter espaço extra com segurança.

Não coloque objetos no habitáculo

Nem pense em levar objetos soltos na bandeja ou nos assentos traseiros do carro. Devem ir todos na mala, mesmo os mais pequenos. Desta forma evitará que haja movimentações inesperadas em caso de travagem brusca ou acidente.

Distribua bem a carga

Faça-o de maneira uniforme e colocando o centro de gravidade o mais baixo possível. Na mala, deve colocar primeiro os volumes mais pesados, as malas maiores e rígidas no fundo e os volumes mais leves em cima.

Cumpra as recomendações do fabricante

Deve ter sempre em conta os limites que o fabricante define sobre o peso bruto e as cargas máximas que o veículo pode suportar. Não se esqueça de consultar qual a capacidade do reboque no caso de o utilizar.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina de confiança.

 

 

Data