Vulco Blog

Conselhos para evitar a aquaplanagem ao conduzir

 

O outono é uma época propícia para a aquaplanagem. Este fenómeno acontece quando as rodas do veículo perdem aderência perante a presença de uma película de água na estrada.

Evitar a aquaplanagem é importante, já que esta situação coloca em perigo a segurança do veículo. É fácil perder o controlo nestas situações, por isso devemos prestar atenção a certas precauções que o vão ajudar a evitá-lo.

- Vigie o estado dos pneus: uma pressão errada dos pneus pode favorecer a aquaplanagem. É claro que a profundidade do desenho deve ser a adequada para que o pneu mantenha a sua capacidade para evacuar a água.

- Reduza a velocidade: se chover de forma abundante ou se a estrada estiver molhada, deve adequar a velocidade do veículo. Se conduzir muito rápido, a velocidade a la que los neumáticos devem evacuar água também vai aumentar e pode até chegar a exceder a sua capacidade.

- Evite as poças de água: as acumulações de água são grandes candidatas a provocar aquaplanagem, daí que deve evitar passar por cima delas na medida do possível.

- Repare bem na estrada: embora existam estradas bem desenhadas para evacuar água, nem todas as vias são iguais. Por isso, deve prestar atenção à inclinação, as ondulações e qualquer outro factor que possa fazer com que a água se acumule se conduzir debaixo de chuva.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina Vulco mais próxima.

Fonte: CARANDRIVER.

 

Data