Vulco Blog

De certeza que sabe utilizar as luzes do seu carro?

Os dias são cada vez mais curtos e muitos de nós temos que sair para o trabalho e voltar para casa... ainda de noite.

Por isso, nesta época do ano é fundamental utilizar bem a iluminação do seu veículo. Lembra-se de como deve utilizar o sistema de luzes do seu carro? Nós damos uma ajuda:

- Médios: deve ligá-los sempre de noite em todas as vias. Também é obrigatório fazê-lo durante o dia quando há pouca visibilidade ou, por exemplo, ao passar num túnel ou em dias de mau tempo.

- Máximos: usam-se apenas de noite quando a iluminação é insuficiente. Deve ligá-los sempre que não conseguir distinguir um veículo esccuro a 50 metros ou não conseguir ler uma matrícula de um carro situado a 10 metros. Nunca ligue estes faróis nas localidades nem em estradas quando se cruzar com outros veículos. Mude para os médios quando vir que pode encandear peões ou outros condutores, tanto de frente como através dos retrovisores.

- Faróis de nevoeiro: só se devem utilizar em situações de pouca visibilidade, com precipitação ou nevoeiro intenso. Não se deve usar os faróis traseiros quando chover pouco porque se pode encandear outros condutores. Se tiver faróis de nevoeiro dianteiros, poderá ativá-los em casos de pouca visibilidade, como chuva intensa, neve, pó ou fumo. Também em estradas estreitas e com muitas curvas.

- Luzes de presença: assinalam a posição e largura do veículo. Acompanham sempre os médios, máximos e as luzes de nevoeiro. Se tiver que parar o seu carro na estrada ou na berma, deve mantê-las ligadas.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina de confiança.

Fonte: La Vanguardia

Imagem: Mattia Righetti

Data