Vulco Blog

Dez conselhos para aumentar a segurança do seu carro no inverno

Quer desfrutar mais do seu carro este inverno? Para o conseguir, nada melhor do que circular de forma relaxada. E para relaxar, o melhor é conduzir com segurança. Numa época do ano em que o frio e os fenómenos como a chuva, o gelo, o vento ou a neve podem complicar a condução, o melhor é prevenir.

Se quiser multiplicar a sua segurança ao conduzir este inverno, aqui tem dez conselhos especialmente úteis:

- Prepare o seu carro para o inverno: assegure-se de que está preparado para esta estação. Utilizar pneus de inverno ou para todas as estações, ter correntes de neve, verificar o estado do aquecimento do carro, o funcionamento das luzes de nevoeiro ou das escovas do limpa-párabrisas são boas práticas que ajudarão.

- Verifique os pneus: verifique a pressão e o estado da banda de rodagem, conferindo a profundidade do pneu e certificando-se de que não há cortes nem deformações. Pode ser feito na sua oficina de confiança.

- Atenção aos amortecedores: se estiverem em mau estado, correrá mais riscos de sofrer aquaplanagem.

- Vigie a bateria: se necessário, mude-a. Tenha atenção especial se já tiverem passado três ou quatro anos desde a sua instalação. Na sua oficina de confiança poderão verificar o seu estado de carga e como está o alternador. É sempre bom manter no carro pinças, que podem ser úteis.

- Leve uma garrafa com água quente: pode ajudá-lo a descongelar o parabrisas e os discos de travagem.

- Reduza a velocidade: se o tempo estiver pelo melhor, modere a velocidade, sobretudo em passagem de nível e pontes. Respeite também a distância de segurança.

- Consulte o estado do tempo e o estado da estrada: tenha sempre mantimentos no carro: leve água, uma manta e frutos secos.

- Não faça refeições muito grandes antes de conduzir.

- Confira que o seguro do carro está em vigor e verifique a assistência que este lhe oferece na estrada.

A Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina de confiança.

Data