Vulco Blog

Dez conselhos para quem viaja com crianças este verão

A segurança das crianças durante as viagens na estrada deve ser sempre uma prioridade total. De seguida, indicamos-lhe dez conselhos para que possa reforçar a segurança ao máximo:

- Transporte a criança sempre no seu sistema de retenção infantil: mesmo que o trajeto seja curto, não pode esquecer este passo. Verifique que a criança está corretamente instalada, de acordo com as instruções do fabricante.

- Verifique a temperatura: antes de sentar a criança, assegure-se de que o interior do carro está em condições adequadas, para evitar queimaduras. Convém proteger o veículo do sol, abrir as janelas e utilizar o ar condicionado para refrescar o habitáculo.

- Consulte o pediatra: é a pessoa que melhor o pode aconselhar antes de realizar uma viagem longa, sobretudo se a criança tiver tendência a enjoar.

- Prepare algum entretenimento: os jogos e a música preferida da criança são um grande antídoto contra os nervos no interior do veículo.

- Aproveite as horas de menos calor do dia: isso fará com a sua viagem seja mais confortável.

- Nada de objetos soltos: animais de estimação, bagagem e outros elementos não devem viajar soltos e, se puder ser, longe da criança. Se houver uma travagem ou um impacto, podem sair disparados e magoá-lo.

- Utilize a cadeira adequada: para as crianças mais crescidas, o encosto da cadeira deve ir instalado até que meçam 1,35 metros, já que os vai proteger de impactos laterais. Recorde que os mais pequenos devem viajar virados para trás até aos 9 kg ou até aos 15 meses.

- Quando chegar, continue alerta: o maior risco de acidente no verão acontece em trajetos curtos e por estradas secundárias, por isso deve extremar sempre a precaução.

- A cada 150 km ou a cada hora e meia: os mais pequenos cansam-se mais do que os adultos durante as viagens longas, por isso convém parar com maior frequência, retirá-los da cadeira e hidratá-los bem.

- Respeite as normas: conduza de forma relaxada, evite a agressividade e adeque a velocidade ao estado do trânsito para evitar riscos.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina de confiança.

Fonte: Alianza Española por la Seguridad Vial Infantil (AESVI).

Data