Vulco Blog

Elementos de segurança ativa e passiva no veículo

 

Certamente que ouviu falar muitas vezes da segurança ativa e segurança passiva nos veículos. No entanto, é provável que não conheça bem que diferença existe entre esses dois conceitos e que elementos do seu carro pertencem a cada.

Distingui-los é muito fácil: a segurança ativa engloba os elementos que tentam evitar uma colisão, enquanto que a segurança passiva abarca os que reduzem a gravidade de um acidente.

Assim, a segurança ativa compreende elementos estruturais do veículo (pneus, sistemas de direção e suspensão, travões ou iluminação), além de tecnologias de e-safety como o sistema anti-bloqueio de travões (ABS), o programa eletrónico de estabilidade (ESC), os sistemas de controlo de pressão dos pneus, o controlo de velocidade ativo, o sistema de travagem de emergência ou o de alerta por mudança involuntária de via, entre outros.

Quanto à segurança passiva, refere-se aos elementos que atuam depois de um acidente, sem necessidade de atuação do condutor. Trata-se de componentes como o cinto de segurança, os sistemas de retenção infantil, o airbag, ou os elementos como a carroçaria, o capô ou os pedais, entre outros

Todos estes elementos devem ser revistos de forma periódica na sua oficina de confiança, de forma a mantê-los em bom estado para que possam cumprir a sua função.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina de confiança.

 

Data