Vulco Blog

Esteja atento a estes sintomas, indicam falhas na caixa de velocidades

Geralmente, se fizer as revisões necessárias, mantiver um bom nível de óleo e não forçar as mudanças, a caixa de velocidades pode ter uma vida tão longa como o veículo.

 

No entanto, isto não significa que não possa avariar e há três sintomas que indicam uma possível falha na caixa de velocidades manual:

 

 

  1. Bloqueio ao tentar alterar a mudança: Para que não entrem duas mudanças ao mesmo tempo quando conduzimos, o dispositivo de segurança bloqueia o acesso. Se este se desgasta, o eixo secundário ficará obstruído, para evitar que duas mudanças ativadas fizessem o carro rotar a velocidades diferentes. A solução é colocar um novo dispositivo de segurança.

  2. Ruído ao tentar meter uma mudança. Se notar ruídos ao realizar a alteração da mudança, o mais provável é que esta seja uma falha de desajuste da embraiagem. Neste caso, o mais recomendado é dirigir-se à oficina para corrigir os problemas.

  3. Dificuldade para meter as mudanças. Neste caso, também é possível que haja um desajuste e seja necessário corrigi-lo. Se a situação persistir, será necessário lubrificar e ajustar.


Se, apesar de ter feito o que lhe indicámos, a caixa de velocidades continua a dar problemas, poderia tratar-se de uma avaria interna: neste caso, teria que passar pela oficina mais próxima para desmontar a caixa e assegurar que cambota, êmbolos e pistões estejam em bom estado e substituir os que estejam deteriorados.

Data