Fatores que influenciam a distância de travagem

Quando lhe dizemos para levar o seu carro à sua oficina de confiança, fazemo-lo por algum motivo. Mas sabia que o estado dos travões não é o único fator que determina que possa imobilizar o carro quando precisa? Estes são os fatores que influenciam a distância de travagem:

- Estado dos travões: a qualidade e desgaste das pastilhas, discos, líquidos e cilindros são fundamentais para garantir uma boa distância de travagem. Circular com estes componentes em bom estado é fundamental e pode ser determinante para garantir a sua segurança.

- O peso do veículo: quanto mais pesar, mais metros vai percorrer ao travar. Deve ter isto em conta, sobretudo se mudar de carro.

- O peso da carga: ocorre exatamente o mesmo. Quanto mais carga levar no carro, maior distância vai percorrer. Lembre-se deste pormenor sobretudo se viajar com muita bagagem no veículo.

- A velocidade (claro!): quanto mais rápido for, mais vai demorar o carro a parar e mais distância vai percorrer. A 80 km/h, um carro ligeiro vai precisar de cerca de 60 ou 70 metros para travar completamente. A 100 km/h, já vai precisar de 80 ou 90 metros.

- Descidas: já sabe que em descidas precisa de mais metros para travar. Lembre-se que se o carro for muito carregado ainda lhe vai custar mais.

- Estado dos pneus: quanto mais desgastados, menos aderência terão ao asfalto e mais metros terá que percorrer até imobilizar o veículo.

- Estado da suspensão: quanto pior se encontrarem os amortecedores, maior distância vai precisar para travar.

- Estado do asfalto: se a estrada estiver em condições precárias, vai ser mais difícil travar.

- As condições meteorológicas: a chuva, a neve ou o gelo aumentam a distância de travagem e dificultam o controlo do veículo. Calcule que, se chover, vai precisar de aproximadamente o dobro de metros para deter o carro.

-  A aerodinânima: o design do seu automóvel também influencia a distância que precisa para travar.

- Estado do condutor: se estiver cansado, os seus reflexos serão mais lentos e isto pode ser determinante para imobilizar o seu veículo a tempo.

- Radar de deteção: alguns veículos contam com sistemas de deteção de obstáculos que travam sem intervenção do condutor. Desta forma, o tempo de reação torna-se mais curto.

A Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina de confiança.

Fonte: Road House


Pesquisa

Categorias

Arquivo

Etiquetas