Vulco Blog

Fumo preto no seu carro? A que se deve?

Reparou que o seu carro ultimamente lança fumo preto? O motivo por detrás desta situação costuma ser o facto da mistura de ar e combustível ser demasiado rica em carburante. Isto significa que o fumo apresenta uma maior concentração de combustível do que o ar.

Como consequência, o carro poderá estar a consumir demasiado combustível. As causas para que se produza uma mistura demasiado rica encontram-se em algumas falhas que o seu veículo pode apresentar sem que se aperceba:

- Filtro do ar sujo: se estiver muito sujo, dificilmente vai chegar a quantidade adequada de ar ao interior dos cilindros. Se o seu carro for antigo e usar carburador, vai notar que sai muito fumo preto. Se for recente e tiver sistema de injeção, vai-lhe custar muito acelerar.

- Pressão da gasolina muito elevada: isto acontece quando a bomba de gasolina envia o combustível com demasiada força. É o seu caso? Então deve levar o carro a uma oficina de confiança para que verifiquem a pressão do circuito.

- Ralenti mal regulado: um ralenti muito rico provoca fumos pretos e um consumo excessivo.

- Tubos de re-aspiração do carter: passam despercebidos, mas são muito importantes. Através destes componentes passam os gases desde a cabeça do cilindro até ao carter. Devem ser alvo de revisão a cada 60.000 quilómetros.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina de confiança.

 

Data