Vulco Blog

Goodyear criou um pneu capaz de se adaptar as condições da estrada

Goodyear apresentou no Salão do Automóvel de Genebra o Triple Tube, um protótipo de pneu que de se adapta as condições de estrada. Ele tem um sistema inovador que permite que se ajuste, dependendo das condições da estrada, oferecendo um melhor desempenho e versatilidade.

O pneu ajusta-se automaticamente,em três posições diferentes com base nas condições da estrada:

Posição Eco/Safety: com pressão máxima em todos os três tubos, oferece menor resistência ao rolamento, otimizando a distribuição da pressão à estrada. Também melhora a travagem em seco, por ter uma maior largura da banda de rodagem em contacto com a estrada.

Posição Sporty: com a necessidade de maior apoio em curva, o pneu optimiza a superfície de contacto criando uma forma cónica activa, consoante o ombro onde é aplicado maior esforço.

Posição Wet Traction:com uma maior pressão na zona central da banda de rodagem, são criadas as condições para uma maior resistência ao aquaplaning. O pneu na zona central fica com um diametro superior ao inicial, contrariamente à sua largura, que fica mais estreita.

pneu inteligente de Goodyear  tem três tubos internos dentro do pneu. Os tubos estão localizados por baixo da banda de rodagem. O pneu possui de uma bomba interna que movimenta o ar da câmara principal para as três câmaras de ar individuais, ou tubos. Por possuir estas três camaras de ar individuais o pneus pode continuar a rodar mesmo quando uma delas fica inutilizada devido a um furo, mantando assim a sua mobilidade. Além disso, o Triple Tube pode ser personalizado para adquirir a aparência e o estilo do fabricante do carro.

O composto do Triple Tube é completamente ecológico porque é feito de gel derivado da casca do arroz.

O pneu que se adapta ás condições de condução, poderá ser uma alternativa para os veículos autónomos do futuro. No entanto, tal como o protótipo que gera eletricidade da Goodyear, que também foi apresentado em Genebra, não rem planos para o seu lançamento no mercado.

Vulco é a sua oficina especializada em pneus e mecânica rápida. Encontre aquí a sua oficina Vulco mais próxima.

Data