Vulco Blog

Goodyear propõe pneus esféricos para o seu carro autónomo do futuro

Imagina-se a viajar num carro que conduza sozinho? E que tenha pneus esféricos? A Goodyear já o fez, apresentando no Salão Automóvel de Genebra o seu protótipo Eagle 360, fabricado com uma impressora 3D e especialmente concebido para os carros autónomos do futuro.

A forma esférica permite ao Eagle 360 movimentar-se em qualquer direção e contribui para melhorar quer os níveis de segurança, quer de manuseamento do automóvel. O original pneu reduz o deslizamento que pode aparecer por riscos potenciais, como o gelo negro ou os obstáculos imprevistos. Além disso, como produz um movimento lateral fluído, faz com que a condução seja mais suave.

Como se ligam estes pneus esféricos com a carroçaria? Muito simples: usam a levitação magnética, algo que aumenta o conforto dos passageiros e reduz o ruído. Mas estas não são as únicas novidades que integra este protótipo. Incorpora também uns sensores no seu interior que rastreiam as condições da estrada, as quais se comunicam tanto ao próprio veículo, como a outros utilizadores da via para melhorar a segurança. O desgaste do pneu também se regista e regula mediante este tipo de dispositivos.

Por último, o design do Eagle 360 é personalizável, já que se produz com uma impressora 3D, e conta com elementos de imitação da Natureza: a banda de rodagem imita aforma de um coral, cujos blocos e sulcos multidirecionais contribuem para assegurar uma boa superfície de contacto. Além disso, o fundo dos sulcos tem os mesmos elementos do que uma esponja natural, que se torna rígida quando está seca e amolece ao molhar-se para oferecer boas prestações de condução e resistência ao aquaplaning.

Lembre-se que, enquanto não chega o carro do futuro com os seus pneus esféricos, deve cuidar ao máximo os do seu carro atual e substitui-los quando têm sinais de desgaste na sua oficina de confiança.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina Vulco mais próxima.

Data