Vulco Blog

Goodyear tem um pneu que pode gerar eletricidade

Foi apresentado durante o Salão do Automóvel de Genebra, uma das citações do motor mais importante da Europa e um dos mais prestigiados internacionalmente. Os fabricantes aproveitaram a oportunidade para  apresentar as suas inovações para o mundo. Goodyear tem surpreendido com um protótipo de pneu capaz de gerar eletricidade por si só.

Goodyear Vulco

 

Ele se apresentou com o código de desenvolvimento BH03, e é possível por o trabalho de engenheiros do Centro de Inovação de Goodyear. É capaz de transformar as vibrações e deformações geradas por o movimento em energia elétrica.

"A nossa preocupação sobre o uso da energia e a preservação ambiental, é o que nos levou a desenvolver este protótipo de pneu capaz de gerar energia. Toda idéia revolucionária nasce de um desafio de tipo social que desejamos responder para construir um futuro melhor. Estamos convencidos de que este pneu irá inspirar e que os conhecimento que tem, serão refletidos nos novos desenvolvimentos no futuro", disse Jean-Pierre Jeusette, Diretor-Geral do Centro de Inovação de Goodyear no Luxemburgo, onde o protótipo é desenvolvido.

Numa altura em que o debate sobre a viabilidade de carros elétricos é constante, a grande vantagem do novo pneu Goodyear é que pode gerar eletricidade suficiente para carregar as baterias de íons de lítio dos carros. O faz  pela ação de dois tipos de material: um termoelétrico que converte o calor gerado no interior do pneu em energia eléctrica (em condições estáticas pela textura ultrapreta, a partir da luz e do calor absorvido ou por o movimento da roda cuando está andar); e outra peça-eléctrica que transforma a pressão gerada pela deformação da estrutura e vibração em energia eléctrica. Juntos criam uma rede 3D que da forma ao interior do pneu e que, da mesma forma como fazem as rodas Run On Flat, impede a perda de ar em caso de furo.

Por enquanto o BH03, o pneu de Goodyear capaz de gerar energia elétrica, é apenas um protótipo e não há planos decomeçar a produzir-lo.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aquí a sua oficina Vulco mais próxima.

Data