Vulco Blog

Motivos para cuidar dos pneus no inverno

Contámos-lhe recentemente porque é que os pneus de inverno podem ser melhores do que as correntes de neve. Agora, além disso, também lhe vamos explicar como reduzir o risco de acidente controlando o estado destas rodas de forma periódica.

Um estudo recente sobre aspetos dos pneus relacionados com a segurança viária indica que a utilização de pneus de inverno reduz os acidentes relacionados a perda de aderência durante esta estação mais fria.

Em concreto, se um veículo circular com pneus de inverno sobre estrada seca e temperaturas abaixo de zero, verá reduzidas em 45,8% as suas probabilidades de sofrer um acidente, comparado com a utilização de pneus de verão convencionais.

A profundidade da banda de rodagem também é fundamental, por isso, nunca deixamos de insistir na importância de verificar periodicamente este aspeto. O mesmo acontece com a pressão dos pneus. O estudo explica que, ao circular sobre neve ou estradas húmidas, a probabilidade de sofrer um acidente por falta de aderência diminui até 84,1% se os sulcos do pneu superarem os 1,6 mm do limite legal, em comparação com a utilização de pneus com um desgaste excessivo.

Por outro lado, circular com uma pressão correta nos pneus reduz 35,1% o risco de sofrer um acidente devido a um furo.

Por isso, já sabe: cuidar dos pneus do seu carro é sempre importante, mas fazê-lo no inverno é imprescindível. Se tiver dúvidas sobre o estado real dos pneus do seu carro, também sabe que visitar a sua oficina de confiança para verificar o seu estado e, se necessário, para a sua substituição.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina de confiança.

Data