Vulco Blog

Motivos para rever a suspensão do seu veículo

O sistema de suspensão do veículo faz parte do chamado triângulo de segurança, juntamente com os pneus e os travões. Embora possa parecer que os amortecedores só servem para que viajemos de forma mais confortável, o certo é que a sua incidência é muito mais ampla que isso.

Trata-se de um sistema formado pelos amortecedores e as molas, que atua unindo o chassis e as rodas. A sua função principal é a de absorver as irregularidades da via. Além de permitir uma condução mais confortável, esta ação é a que lhe permite manter o controlo do veículo.

Assim, um sistema de suspensão em bom estado ajuda-o a manter esse controlo em muitas circunstâncias: ao travar, ao dar a volta, ao mudar de direção ou ao esquivar um obstáculo de forma repentina e com êxito.

A travagem é um dos fatores mais importantes entre os que afetam o estado da suspensão. A inércia da marcha e peso do veículo fazem com que uns amortecedores em mau estado não sejam capazes de estabilizar a carroçaria em caso de travagem. Como consequência, a parte traseira do veículo vai levantar-se e perder-se o contacto dos pneus traseiros com a estrada. Assim, a tração e o controlo diminuem, pelo que a distância de travagem vai aumentar.

Por todas estas razões, convém manter um correto estado do sistema de suspensão. Na sua oficina de confiança poderão fazer uma revisão e realizar as operações necessárias para que possa desfrutar de toda a sua capacidade.

Data