Vulco Blog

No inverno deve ter os pneus do seu carro em bom estado

Se ainda não se decidiu a experimentar os pneus de inverno, deve assegurar-se de que os pneus do seu carro estão em perfeitas condições para superar as adversidades próprias desta época do ano. Como? Aplicando estes conselhos de manutenção para os penus no inverno:

 

  1. Verifique a pressão todos os meses. A pressão dos pneus não deve ser muito elevada pois isso encurta a vida do pneu. Também não deve ser muito baixa pois isso provoca sobreaquecimento, maior consumo de combustível e maior desgaste. Por isso, o mais recondável é aplicar a pressão que indica o fabricante.
  2. Um desenho com profundidade de 3 milímetros. Se o habitual é que a profundidade do desenho da banda dos pneus seja superior a 1,6 milímetros para garantir a aderência, no inverno esta deve aumentar-se para 3 milímetros para melhorar a distância de travagem.
  3. As correntes, fiéis companheiras de viagem. Além do pneu sobressalente, não devemos esquecer as correntes, indispensáveis para circular com tranquilidade no inverno. Embora não seja obrigatório levá-las no carro, é aconselhável: as correntes asseguram a aderência dos pneus, evitando que o carro patine. E lembre-se de moderar a velocidade.
  4. Pneus de inverno, um investimento para o futuro. A utlização de pneus de inverno tem aumentado nos últimos anos, sobreudo nas zonas com condições climatérias mais severas. Eles garantem uma maior aderência, que se traduz em maior segurança. E recorde que se trata de um bom investimento a longo prazo.
  5. Pneus quatro estações. A mesma forma que há pneus de verão e de inverno, também há pneus que combinam o melhor de ambos, preparados para as quatro estações. Podem ser uma boa opção no inverno pois têm boa aderência ao pavimento, mas a sua utilização também é indicada para temperaturas até 40 graus ou 20 graus abaixo de zero.

Data