Vulco Blog

Nove situações que podem provocar o sobreaquecimento do carro

Quando o seu carro sofre um sobreaquecimento, o que acontece na realidade é que o sistema de refrigeração não é capaz de absorver, transportar e dissipar o calor. É uma situação que pode dar origem a um problema mecânico importante, por isso deve estar sempre atento. Estas são as situações que podem dar origem ao sobreaquecimento:

 

1. Fuga do líquido de refrigeração. Esta é a mais comum causa para o sobreaquecimento. Os pontos de fuga mais frequentes são: mangueira, radiador, caixa de termostato, bomba de água, junta do motor, tampas protetoras anticongelante, óleo de transmissão automática, cabeça do cilindro e monobloco.

 

2. Concentração incorreta do líquido de refrigeração. É importante seguir as recomendações do fabricante do veículo quando se usa o líquido de refrigeração; uma vez que a concentração incorreta de água destilada pode causar o superaquecimento do motor. Em caso de dúvida, o melhor é drenar o depósito e voltar a enchê-lo.

 

3. Termostato avariado. O problema surge quando o termostato permanece na posição fechada. Nessa altura, o líquido refrigerante fica dentro do motor e pode provocar um rápido sobreaquecimento.

 

4. Sistema de refrigeração bloqueado. É importante que o fluido de arrefecimento circule através do sistema para o poder arrefecer. Alguns sedimentos também podem bloquear o fluxo de líquido. Se isto suceder, pode provocar um sobreaquecimento do motor.

 

5. Avarias no radiador. No radiador, a temperatura do líquido de arrefecimento reduz-se à medida que este passa através dos diferentes tubos. As principais causas de avarias nesta peça são fugas e entupimentos. Qualquer erro na função do radiador pode aumentar a temperatura e causar o sobreaquecimento.

 

6. Mangueira gasta ou partida. Uma mangueira com buracos ou cortes poderá causar fugas e interrupção do fluxo do líquido de arrefecimento do motor.

 

7. Falha no ventilador do radiador. Para reduzir a temperatura do radiador, no motor do seu carro existe um ventilador que succiona ar. Um radiador que roda com o motor desligado ou peças em mau estado, não será capaz de reduzir a temperatura para os níveis necessários.

 

8. Correia solta ou partida. Se a correia estiver em mau estado ou partida, o condutor do veículo não poderá manter a velocidade correta. As consequências: um baixo nível de refrigeração e, possivelmente, o superaquecimento do motor.

 

9. Falha na bomba de água. A bomba de água é o elemento central do sistema de refrigeração, uma vez que é responsável pela pressurização e por conduzir o refrigerante através do sistema de refrigeração. Qualquer falha na bomba de água como uma fuga de líquido de refrigeração pode provocar o superaquecimento do motor.


Se ocorrer qualquer destas situações com o seu carro, o mais indicado é entrar em contato com sua oficina Vulco, onde será sempre bem aconselhado.

Data