Vulco Blog

O calor afeta o seu carro e muito!

Se prepara o seu automóvel para suportar os rigores do inverno, porque não faz o mesmo no verão? As altíssimas temperaturas que temos vivido podem danificar alguns componentes do seu veículo. Para que o calor não se traduza em avarias, aqui vão cinco conselhos para que o seu carro sobreviva ao verão:

 

1. O calor afeta a vida das baterias. Se o automóvel ficar imobilizado durante mais de um mês, o melhor é desligar a bateria e guardá-la num lugar protegido do calor. Quando a colocar de novo, assegure-se de que está segura e evitará a vibração. Também é importante prestar atenção à evaporação rápida dos fluidos da bateria por excesso de calor, que leva à corrosão em distintos terminais e conexões. Deverá mantê-los o mais limpos possível, sobretudo se viver ou for a uma zona de costa.

 

2. Mantenha o motor fresco. Os motores trabalham muito no verão e o sistema de refrigeração encarrega-se de o proteger de um sobreaquecimento.

 

3. Cuidado com o calor nas rodas. Conduzir com pneus pouco cheios não só afeta o comportamento do carro e dos travões, como também pode provocar que as rodas sobreaqueçam e assim incrementar o risco de um furo ou um estouro. Reveja também o desenho e o estado das rodas e esteja atento a qualquer sinal de utilização inadequada que possa ser causada por um problema de suspensão ou alinhamento.

 

4. O carro também precisa de se hidratar. Os fluidos do motor são essenciais para manter o veículo em bom estado. A maioria não só lubrifica como também resfria diversos componentes. Quando os níveis estão baixos, o efeito reduz-se e aumenta a possibilidade de um sobreaquecimento.

 

5. Mantenha um ambiente agradável. Com o calor extremo, o funcionamento ótimo do sistema de ar condicionado pode ser mais do que uma função de conveniência. Reveja com a ajuda de um profissional os filtros e a carga do sistema de ar condicionado periodicamente.

 

Se detetar que qualquer dos elementos anteriores não está em perfeitas condições, deveria fazer uma visita à sua oficina antes de sair para a estrada, para evitar que depois seja demasiado tarde.

 

Data